Prefeitura de Itajubá, no sul do estado, lança Plano de Contingência do Coronavírus

Mais lidas

Zema faz nova entrega de respiradores a cidades do interior de Minas

O governador Romeu Zema entregou nesta sexta-feira (24/7), em Manhuaçu, macrorregião de Saúde Leste do Sul, dez...

Pouso Alegre registra mais 36 casos e fecha a semana com 182 novas infecções

A cidade de Pouso Alegre segue na crescente em número de registros de novos casos de contaminação...

Pouso Alegre: Canil municipal tem mais de 100 animais à espera de um novo lar

O Centro de Bem Estar Animal da prefeitura de Pouso Alegre (Canil Municipal) está com 118 animais...

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou, na tarde desta segunda-feira, no Teatro Municipal Cristiane Riera, o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus. Estiveram presentes o prefeito e vice-prefeito, além dos servidores municipais da Saúde, profissionais da área, secretários municipais e representantes de diversas entidades como Hospital de Clínicas de Itajubá, CEAM, Faculdade de Medicina de Itajubá, UNIMED, UNIFEI, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, entre outras. O evento contou, ainda, com um publico estimado em 600 pessoas.

O Secretário de Saúde, Nilo Baracho, reforçou que o momento não é para pânico e alarmismo. “Precisamos nos manter calmos e bem informados para tranquilizar a população. A velocidade no aumento de casos na China está diminuindo, apesar dos dois casos confirmados no Brasil”, frisou.

O médico infectologista Gaspar Lisboa Neto trouxe as últimas informações e números do Coronavírus, além de traçar um panorama completo sobre sua origem, formas de transmissão, prevenção e tratamento. “Lavar as mãos frequentemente durante 15 segundos, inclusive punho e pontas dos dedos, é uma das formas de prevenção”, orientou.

Em seguida, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Eliane Quintiliano de Carvalho, apresentou o Plano Operacional Padrão para nortear as equipes dos Postos de Saúde no reconhecimento de possíveis casos suspeitos da doença. “É importante que os pacientes com queixa de gripe sejam abordados de forma específica e questionados se estiveram em outro país recentemente. Se for o caso, a Vigilância Epidemiológica deve ser comunicada imediatamente”, orientou.

Em conformidade com o Plano Estadual de Contingência, a prefeitura já está trabalhando desde janeiro em ações de vigilância e assistência sobre o Coronavírus, prestando esclarecimento a empresas e instituições sobre pessoas vindas de áreas com casos da doença. “Estamos preparados para trabalhar na detecção precoce, acompanhamento de suspeitos, casos e contatos, propondo ações de prevenção”, citou Eliane.

Itajubá tem, no momento, 4 pessoas sendo monitoradas. Elas estiveram na Itália e França. “Elas não apresentam sintomas. O que está sendo feito é um monitoramento por 14 dias, como recomenda o Ministério da Saúde”, reforçou a coordenadora.

Os profissionais foram orientados a consultar, sempre que necessário, as informações do site oficial do Ministério da Saúde, onde é possível ter acesso a publicações e documentos a respeito do assunto, além da lista de países monitorados e os planos de contingência por estado.

- Publicidade-

Deixe uma resposta

- Publicidade -

Últimas Notícias

Zema faz nova entrega de respiradores a cidades do interior de Minas

O governador Romeu Zema entregou nesta sexta-feira (24/7), em Manhuaçu, macrorregião de Saúde Leste do Sul, dez...

Pouso Alegre registra mais 36 casos e fecha a semana com 182 novas infecções

A cidade de Pouso Alegre segue na crescente em número de registros de novos casos de contaminação por coronavírus. Após registrar um...

Pouso Alegre: Canil municipal tem mais de 100 animais à espera de um novo lar

O Centro de Bem Estar Animal da prefeitura de Pouso Alegre (Canil Municipal) está com 118 animais aptos para a adoção. São...

Casal é preso com plantação de maconha no quintal de casa, em Ouro Fino

Um verdadeiro matagal. Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão em uma residência em Ouro Fino/MG, após receber denúncia anônima...

Dezesseis cidades do Sul de Minas seguem sem casos de coronavírus

Há pouco mais de quatro meses, o Sul de Minas confirmava seu primeiro caso de coronavírus. Mesmo após este período, pelo menos...
- Advertisement -

Você pode se interessar