Pouso Alegre:
a locomotiva do Sul de Minas

Não é por acaso que Pouso Alegre recebeu o título de “Locomotiva do Sul de Minas”. O município é, no contexto regional, uma máquina propulsora de desenvolvimento, para onde convergem grandes investimentos que, por sua vez, impulsionam também a economia dos municípios da região. Muitos fatores contribuem para esses avanços.

Na Saúde, pública e privada, a oferta de avançada tecnologia e estrutura de atendimento torna o município uma referência. O setor agrega clínicas, hospitais e profissionais especializados para atender às demandas, até as de mais altas complexidades.

A educação incorpora universidades, várias faculdades, instituto federal, escolas de ensino técnico, além do fundamental particular e rede pública. É um sistema completo, que assegura o aprendizado com eficiência e um diferencial único para os profissionais que aqui se formam.

Aliam-se a isso outros indicadores de desenvolvimento, como saneamento básico, segurança, habitação e mobilidade urbana, tudo isso associado à privilegiada localização geográfica do município.

Mas o que mais se destaca é a oferta de empregos. Por vários meses Pouso Alegre mantém a liderança entre os municípios do Sul de Minas. Os números são tão expressivos que até mesmo impactaram os cálculos da projeção populacional, elevando de 210 mil para 280 mil o número de habitantes para daqui a vinte anos.

A administração municipal favorece prioridades reveladas nos mais diversos segmentos, tais como obras de infraestrutura, setores da Educação, Saúde, Políticas Sociais, Trânsito e Transportes, Desenvolvimento Econômico e outros mais. São muitas realizações para garantir a qualidade de vida descrita acima.

Estudos e pesquisas apontaram Pouso Alegre como uma das melhores cidades brasileiras para implantação de novos investimentos.

Localização geográfica

Pouso Alegre está localizada as margens da rodovia Fernão Dias, a apenas 204km de São Paulo, 392km de Belo Horizonte, 196km de Campinas, além de mais de 40 outros municípios todos situados em um raio de distância de menos de 100km (entre eles dois importantes centros tecnológicos: Santa Rita Do Sapucaí e Itajubá) atraindo diariamente um número elevado de pessoas à procura de todos os tipos de serviços e comércios oferecidos pelo município, o que pode fazer a população ultrapassar de 200 mil durante a semana. Pra se ter uma ideia, a cidade é considerada o MAIOR entroncamento rodoviário do Sul de Minas.

Grandes indústrias em vários segmentos

Além de ser a cidade que abriga grandes indústrias nos ramos alimentícios, farmacêuticos, metalúrgico e várias outras, a cidade também se destaca pelo grandes números de empresas logísticas (mais de 60 transportadoras estão instaladas na cidade) além de ser muito forte na agricultura, sendo considerada pelo IBGE em 2010 como a cidade com o maior numero de residentes rurais do Sul de Minas (aproximadamente 10.984 habitantes rurais).

Mercado imobiliário ativo

Sem dúvidas Pouso Alegre é uma cidade que se evidencia no Mercado Imobiliário que por aqui simplesmente não para. Desde loteamentos populares a loteamentos de alto padrão lançados em Pouso Alegre são sucesso em vendas e rapidamente se valorizam; construtoras desde o Minha Casa Minha Vida a Imóveis de Alto Padrão tem sucesso em vendas. No mercado imobiliário de Pouso Alegre, tudo se vende e se aluga, desde que o preço pedido seja dentro da realidade de mercado.

Qualidade de vida

A cidade é referencia em comércio, entretenimento, saúde, educação, para as cidades vizinhas. A cidade conta com mais de 4,5 mil lojas de vários segmentos e apareceu em 2010 em 10º lugar no ranking das Melhores Cidades Médias em Comércio do Brasil (Revista Veja, 01 de Setembro de 2010) contando com grandes lojas do varejo, uma ampla diversidade gastronômica, Hipermercados e um Shopping de grande porte; possui uma vida noturna badalada comparada as cidades vizinhas, sempre com shows e eventos de alta qualidade; há inúmeras clínicas de saúde, centro de medicina nuclear e três hospitais, sendo o maior deles o Hospital das Clínicas Samuel Libanio, que conta com um centro oncológico e um hemocentro estadual, que recebe cerca de 70 candidatos a doação por dia. Na parte de educação, Pouso Alegre conta com mais de 14 faculdades, em torno de 20 escolas públicas e 10 particulares, além de muitas outras escolas de curso técnico e profissionalizantes.

Constante crescimento econômico e populacional

De acordo com o IBGE , Pouso Alegre foi a cidade do Sul de Minas que apresentou maior crescimento populacional e econômico medido através do PIB (Produto Interno Bruto) entre 2014 e 2015. Pouso Alegre é uma cidade que possui uma estrutura consolidada, com tendências a expansões ainda maiores onde naturalmente aumenta a confiança de sua população, além de despertar o interesse de grandes industrias e empresas. Isso tudo cria um ciclo positivo de crescimento e desenvolvimento econômico e populacional.

Conquistas culturais

Em toda sua história, Pouso Alegre sempre foi celeiro de grandes manifestações artísticas e culturais.

O diferencial do município está no grau de formação de seus artistas. No Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubistcheck de Oliveira onde existem mais de 3.000 alunos, são ministrados dezenas de cursos nas mais diversas modalidades artísticas, como pintura, música e artes cênicas.

Um das mais recentes conquistas culturais foi a Lei de incentivo a projetos culturais, criada pela administração municipal. Desde o ano de 2003, pessoa física e jurídica passaram a fazer investimentos em arte, cultura e educação na cidade, onde os impostos pagos passaram a ser utilizados em apoio a diversos projetos.

Todos os artistas interessados em receber o benefício devem procurar a Secretaria de Cultura do Município e se inteirar das regras da lei. Os projetos devem ser previamente inscritos e passam por uma avaliação de viabilidade e de interesse para a comunidade..