Secretaria de Saúde detalha ações de enfrentamento ao Coronavírus em Minas Gerais

Mais lidas

Zema faz nova entrega de respiradores a cidades do interior de Minas

O governador Romeu Zema entregou nesta sexta-feira (24/7), em Manhuaçu, macrorregião de Saúde Leste do Sul, dez...

Pouso Alegre registra mais 36 casos e fecha a semana com 182 novas infecções

A cidade de Pouso Alegre segue na crescente em número de registros de novos casos de contaminação...

Pouso Alegre: Canil municipal tem mais de 100 animais à espera de um novo lar

O Centro de Bem Estar Animal da prefeitura de Pouso Alegre (Canil Municipal) está com 118 animais...

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Minas Gerais na tarde do último domingo (8), a Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta segunda-feira (9), coletiva de imprensa para apresentar as ações para o enfrentamento da doença no estado.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral Pereira, embora Minas já tenha o primeiro caso confirmado de coronavírus, não haverá grandes mudanças nas condutas adotadas pela SES e que já se encontram em andamento desde janeiro. “Não é de se esperar que num curto espaço de tempo, como em uma ou duas semanas, por exemplo, ocorra um aumento significativo no número de casos confirmados. Por isso, nossa preocupação maior é com um possível aumento no número de casos durante o inverno. Dessa forma, existe uma janela de oportunidades para que possamos, durante este período, editar o Decreto de Emergência em Saúde Pública, o que nos ajudará a agilizar processos de compra de leitos, medicamentos, ventiladores, monitores, contratação de pessoal, entre outras medidas”, explica o secretário de Saúde.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Dario Brock Ramalho, reforçou algumas das ações implementadas no estado, como execução de processo de compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para atendimento aos casos e profissionais que prestam atendimento, implantação da Unidade de Resposta Rápida (URR) composta por médicos infectologistas que estão atuando diretamente no Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública e a revisão constante do plano de contingência e do protocolo coronavírus.

Cenário atual

Minas Gerais apresenta, até o momento, 161 casos em investigação de COVID-19. Desses, um caso foi confirmado e 28 descartados.

O primeiro caso confirmado refere-se a uma paciente do sexo feminino, 47 anos, residente no município de Divinópolis, com histórico de viagem para Itália em 20/2/2020 e com retorno ao Brasil em 2/3/2020. O início de sintomas, como coriza, mialgia e sensação de mal-estar, deu-se em 5/3/2020.

A SES-MG foi comunicada pelo Laboratório Hermes Pardini sobre o exame da paciente na última sexta-feira, 6/3. A coleta para análise foi realizada em domicílio, ainda na quinta-feira e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado no domingo, dia 8/3. A paciente encontra-se em isolamento domiciliar. 

Embora a paciente estivesse assintomática durante o voo e dificilmente transmitisse  a doença,  de acordo com Dario Brock Ramalho,  todas as pessoas que estiveram no mesmo voo que a paciente serão devidamente acompanhadas, caso apresentem algum sintoma. Já a família da mulher está em isolamento voluntário.

- Publicidade-

Deixe uma resposta

- Publicidade -

Últimas Notícias

Zema faz nova entrega de respiradores a cidades do interior de Minas

O governador Romeu Zema entregou nesta sexta-feira (24/7), em Manhuaçu, macrorregião de Saúde Leste do Sul, dez...

Pouso Alegre registra mais 36 casos e fecha a semana com 182 novas infecções

A cidade de Pouso Alegre segue na crescente em número de registros de novos casos de contaminação por coronavírus. Após registrar um...

Pouso Alegre: Canil municipal tem mais de 100 animais à espera de um novo lar

O Centro de Bem Estar Animal da prefeitura de Pouso Alegre (Canil Municipal) está com 118 animais aptos para a adoção. São...

Casal é preso com plantação de maconha no quintal de casa, em Ouro Fino

Um verdadeiro matagal. Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão em uma residência em Ouro Fino/MG, após receber denúncia anônima...

Dezesseis cidades do Sul de Minas seguem sem casos de coronavírus

Há pouco mais de quatro meses, o Sul de Minas confirmava seu primeiro caso de coronavírus. Mesmo após este período, pelo menos...
- Advertisement -

Você pode se interessar