Poços de Caldas: ciclovia da avenida João Pinheiro recebe nova iluminação de LED

A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, no sul do estado, por meio da DME Energética, está implantando melhorias na iluminação pública da ciclovia, da Avenida João Pinheiro. Ao transitar pelo local, já é possível perceber a mudança no aspecto luminoso.

A princípio serão trocadas 375 luminárias e o custo total do projeto é de R$ 265 mil, sem alteração do poste, somente troca de luminárias. A equipe técnica da DMEE iniciou o trabalho no fim do mês de julho e a previsão de conclusão é na primeira quinzena de setembro.

As lâmpadas vapor metálico apresentam rendimento de aproximadamente 80 lumens por watt, enquanto as de LED apresentam um rendimento de 130 lumens por watt, um rendimento 62,5% maior de fluxo luminoso, sem aumento de potência da lâmpada.

Além disso, as novas luminárias têm uma vida útil de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas metálicas utilizadas anteriormente, possuem uma vida útil média de 10 mil horas, o que diminui o gasto com manutenção.
Outro ponto importante, é que as luminárias de LED dispensam o uso de globo, com isso o rendimento do fluxo luminoso é maior.

Os globos retirados eram de polietileno e ficam amarelados com o passar do tempo, reduzindo o fluxo luminoso.

Segundo Nivaldo Morais, da Gerência de Serviços Especiais, existem outros ganhos com a mudança para a tecnologia LED. “Podemos dizer que o tipo de luminária instalada dificulta ações de vandalismo, que são recorrentes na região. Elas são mais reforçadas, totalmente de metal. A trepidação da via, devido ao movimento intenso do tráfego, também danificava as lâmpadas vapor metálico, o que não acontecerá mais agora”, explica.

Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Informe seu nome

Mais acessadas