Em Pouso Alegre, Lei de Incentivo à Cultura abre inscrições para edital que celebra seus 20 anos e homenageia artista local

Nesta quarta-feira, 11/08, a Superintendência da Cultura de Pouso Alegre, no sul do estado, abre as inscrições para o Fundo de Projetos Culturais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Criada há 20 anos, essa política cultural vem possibilitando a realização, em parceria com o poder executivo, de grandes projetos locais de arte e cultura, propostos, executados e avaliados pelo próprio setor cultural, pelos artistas e agentes culturais do município, nas qualidades de proponentes ou integrantes eleitos na Comissão Municipal de Avaliação e Seleção, a CMAS, dando oportunidades à população de expressar e mostrar sua arte, criando grandes projetos que ganham asas e marcam épocas.

Neste mesmo ano em que celebra duas décadas da Lei, a comunidade pouso-alegrense também lamenta e se despede de Rafael Toledo, e vem, neste edital, prestar homenagem ao compositor, professor, cantor, arranjador e produtor musical que deixa como marco sua obra artística e toda sua trajetória cultural na cidade de Pouso Alegre. Vítima da Covid-19, Rafael Toledo se despediu de nós aos 50 anos de idade, sendo justo estender tal homenagem a todos os artistas e trabalhadores da cultura que faleceram ou que ainda lutam contra o covid-19 e suas sequelas.
Inscrições

As inscrições estarão abertas de 11 de agosto a 10 de setembro. Respeitando os protocolos sanitários e a legislação, o projeto deverá ser entregue em envelope lacrado até às 17 horas da data-limite das inscrições, dia 10 de setembro de 2021, na recepção do Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes, a Praça Senador José Bento, nº 2, centro.

Em consonância com as medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19, ainda em vigor, nesta edição, o edital recebe apenas projetos que não visem a presença de público participante ou plateia, como atividades que possam ser transmitidas pela internet ou gravadas e disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais e, ainda, produtos e bens culturais físicos ou digitais, como concessão de bolsas de estudo, impressão e edição de livros e catálogos, preservação do patrimônio cultural, produção de cinema e fotografia, produção e realização de TV e Rádio, e outros que estejam enquadrados nas áreas culturais apontadas no edital.

Os projetos culturais apresentados deverão se enquadrar em uma das 12 áreas culturais apontadas no edital, entre elas, projetos de música e dança, produção teatral e circense, fotografia, cinema e vídeo, publicação de livros, preservação do patrimônio histórico e cultural, cursos de caráter cultural ou artístico, entre outros.

Podem participar pessoas jurídicas de Pouso Alegre, com e sem fins lucrativos, que atuem prioritariamente com arte e cultura, como empreendedores individuais (MEI), associações e empresas do ramo. O proponente deve se atentar para a entrega dos documentos obrigatórios previstos em edital, entre eles o Formulário de Inscrição, dossiê de comprovação de atuação cultural, comprovante de residência, e cópias de CNPJ, CPF e RG.

Serviço

Edital e atendimento a dúvidas
O edital e seus anexos estão disponíveis na sessão EDITAIS do site da Prefeitura: https://pousoalegre.mg.gov.br/editais.asp
Atendimento a dúvidas sobre o edital pelos canais de atendimento do
Setor de Projetos Culturais da Superintendência de Cultura:
E-mail: [email protected]
WhatsApp e Telegram: (35) 99235-0900
Fixo: (35) 3449-4123

Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Informe seu nome

Mais acessadas